Passo a passo para suas metas saírem do papel

Não existe ser humano que um dia não tenha pensado em alcançar um objetivo. Algo grandioso ou não, o valor de cada sonho é relativo. De difícil alcance para alguns, mas para outros nem tanto. A verdade é que nós, seres humanos, nos alimentamos disso para sobreviver.

Sim! Objetivos nos fazem olhar para frente sem desistir. Nem que seja conseguir se alimentar ou acordar no dia seguinte. Todos vivemos de algo que pretendemos chegar para continuar a caminhada.

Realizações profissionais, materiais, religiosas, mudanças de vida, de hábito e etc. Tudo é válido dependendo da prioridade de cada indivíduo.

Planejamento

A primeira e mais importante de toda a trajetória é o planejamento. Organizar as ideias e colocar tudo no papel de forma simples e clara. De preferência por tópicos para que você possa ir riscando a cada passo dado.

É com esse planejamento que sua meta pode ou não vingar, portanto é importante seguir uma linha onde você visualize tudo funcionando da forma mais lógica possível. Você precisa saber sobre todos os caminhos que pretende percorrer para finalmente chegar ao seu objetivo.

Para isso, abaixo 5 passos necessários para um bom planejamento estratégico

  • Defina sua meta
    A diferença entre objetivo e meta, é que o primeiro é como um sonho, algo que você deseja. Já a meta, é mais real, pois você precisa dar a ela um prazo para completá-la. Meta nada mais é que o objetivo + Data.
  • Analise o ambiente
    Se sua meta tiver relacionada a algo profissional, identifique como está o mercado em relação a isso. Para todas as áreas, é necessário que você avalie as oportunidades e possíveis fatores que podem te impedir de atingir sua meta. Assim, você já irá se prevenir para não deixar a “peteca” cair. Até rimou!
  • Faça uma análise pessoal
    Já ouviu falar em análise SWOT? É uma análise feita pelas empresas para identificar quais suas forças e fraquezas, oportunidades e ameaças. Você deveria seguir o mesmo para sua vida pessoal. Assim saberá onde precisa melhorar ou delegar mais. Na verdade, esse tipo de análise nada mais é que uma busca pelo autoconhecimento.
  • Crie um plano de ação
    Esse plano precisa ter o passo a passo com datas para que você crie uma rotina e saiba o que fará em cada dia até chegar a sua meta. Se seu objetivo é emagrecer, por exemplo, o plano precisa ter um cardápio com o que você irá comer todos os dias (até sua meta), com as calorias que ganhará, horários de alimentação e até de exercícios físicos. Fazendo esses cálculos e materializando esse plano, dificilmente você não chegará em sua meta.
  • Monitore seu plano
    Sabemos que dentro desse seu plano, algumas situações podem te tirar da rotina. Uma festa infantil, uma viagem planejada de última hora. Por isso, você pode monitorar o que não saiu dentro do previsto e adequar aos outros dias. Sempre antes da data de cumprimento da Meta.

Coaching

Entendemos que apesar das dicas, nem sempre é fácil a autoanálise e ter a motivação para dar o primeiro passo. É por isso, que a procura por Coachs tem crescido muito.

O Coach é um profissional treinado para “ver a situação de fora”. Isso, ele conseguirá ter uma visão ampla de todas as áreas de sua vida (seja profissional, pessoal, preferência religiosa…) e com técnicas avançadas irá te ajudar a ter essa mesma perspectiva ampla. Um autoconhecimento profundo.

Os profissionais de coachs não darão conselhos. Te ajudarão a buscar, talvez até em seu subconsciente, o que te faz tomar determinadas atitudes. Assim, passará a agir de forma assertiva.

Dessa maneira, ficará muito mais fácil definir metas, iniciar planejamento e desfrutar de seus resultados.

Seguindo nossas dicas, procurando um profissional especializado e buscando sempre o autoconhecimento para se melhorar, o sucesso é garantido!