Acne: Saiba como tratar, evitar e como melhorar o aspecto da pele

Independente de qual seja a fase da vida, a acne já esteve presente alguma vez na vida de grande maioria das pessoas. Seja no rosto ou corpo, essas inflamações podem aparecer a qualquer momento, e principalmente naquelas pessoas ou épocas que a pele fica mais oleosa.
Mas por que nascem as espinhas e os cravos? Como tratar e evitar que elas voltem a aparecer? Se essas dúvidas rondam a sua cabeça, então esse artigo é perfeito para você. Continue lendo e saiba também como melhorar o aspecto da pele para quem sofre com acne.

O que é acne?
A acne é um tipo de lesão, quando as glândulas sebáceas produzem sebo em excesso, isso deixa os poros obstruídos, e consequentemente a pele mais oleosa. Com isso, a proliferação de bactérias e cravos também aumenta e, quando há uma inflamação desses comedões, nasce a acne, popularmente chamada de “espinha”.
A pele pode apresentar variados graus de acne, são eles:

• Grau 1 – Acne não inflamatória, são os cravos abertos e fechados.
Acne inflamatória
• Grau 2 – apresenta lesões pouco dolorosas, avermelhadas e elevadas, com secreção em seu interior, pápulo-pustulosa.
• Grau 3 – Mostra lesões nodulares, com pus no seu interior, nódulo-cística.
• Grau 4 – Com lesões ainda maiores e grande saída de secreção. Grandes chances de formar cicatrizes, é a acne conglobata.
• Grau 5 – Possui grande processo inflamatório, possibilitando febre no indivíduo e mal-estar. Tendência de cicatriz é grande, chamada de acne fulminante.

O que causa a acne?
Os fatores que podem causar acne são vários, mas existem os principais e mais comuns. No caso de quem tem pele oleosa o problema pode ser um pouco pior. Mas diante dos fatores que causam acne mais frequente temos:
• Má alimentação: Se alimentar mal, consumir farinha branca em excesso, assim como doces e gorduras, estimula a produção de sebo através das glândulas e com isso a oleosidade da pele.
Medicamentos: Alguns medicamentos podem ter como efeito colateral o aparecimento de acne, principalmente corticoides.
Estresse: O estresse acaba levando a desequilíbrio hormonal, algo que agrava o quadro, e também aumenta a oleosidade da pele.
Dormir de maquiagem: o resíduo dos produtos, acabam obstruindo os poros, o que favorece o aparecimento de cravos e espinhas.
• Hiperqueratinização folicular: produção em excesso de queratinócitos (células da pele), que favorece o aparecimento de cravos.
• Colonização de bactérias: A Propionibacterium acnes, é uma bactéria que se alimenta do sebo das glândulas sebáceas, pode ser também uma das responsáveis por causar acne.
• Resposta imunológica e inflamatória: Contaminação de bactérias pode ser o agravante para a liberação de respostas inflamatórias.

Como tratar?
Os tratamentos variam para cada caso e para cada paciente. Por isso, é recomendado sempre consultar um profissional capacitado, para que ele possa indicar os melhores tratamentos para o seu tipo de pele, e para o seu quadro de acne.

Dito isso, existem alguns procedimentos que podem ser feitos para ajudar no tratamento de acne, e que ainda melhoram o aspecto da pele, como por exemplo:

Ácido Salicílico: com propriedades esfoliantes e reguladores de oleosidade, possui ação anti-inflamatória, e também é responsável por remover as células mortas e renovação da pele. Vale apostar em um sabonete com ácido salicílico, ou uma loção adstringente.

Ácido glicólico: responsável por promover a renovação celular, sendo muito usado em lesões provocadas pela acne. Pode ser usado como forma de peeling, ou como ingrediente em dermocosmético, com concentrações menores.

Retinol: um derivado da vitamina A, possui muitos benefícios para a pele que sofre com acne, ajuda a reduzir o tamanho dos poros, o que melhora o aspecto da pele, controla a oleosidade, suaviza as cicatrizes, e as marcas mais difíceis de sair, como manchas, devido ao seu efeito clareador.

Niacinamida: Vitamina do Complexo B que possui propriedades anti-inflamatórias.

Tratamento com Luz Pulsada (IPL): Tratamento com efeito secativo e anti-bactericida com o uso do IPL associado a uma máscara com cosméticos específicos para o tratamento de acne. Resultados visíveis na primeira sessão.

 

Rotina de limpeza e cuidados
Uma das formas de ajudar a prevenir a acne é ter uma rotina de cuidados e limpeza com a pele, principalmente para quem possui pele oleosa. É importante lavar o rosto com produtos específicos para o seu tipo de pele, logo pela manhã e a noite antes de dormir. Usar uma loção adstringente, depois uma loção hidratante, que tenha alguma propriedade anti acne, e por fim e não menos importante, o protetor solar sempre.